top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Com a tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), é possível criar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção. Eles oferecem suporte ao projeto ao longo de suas fases, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais. Quando concluídos, esses modelos gerados por computador contêm geometria e dados precisos necessários para o apoio às atividades de construção, fabricação e aquisição por meio das quais a construção é realizada.”

Essa definição de Building Information Modeling no Handbook of BIM (Eastman, Teicholz, Sacks e Liston, 2011) engloba desde o ponto de partida de uma tecnologia até todo o processo de construção.

Gerenciamento de colaboração e informações

Na Tekla, achamos que o I de Informação em BIM é uma letra muito significativa. Nos EUA, o Comitê de Projeto do National Building Information Model Standard (NBIMS-US™) enxerga os Modelos de Informação da Construção como recursos de conhecimento compartilhados para informações sobre uma instalação, enquanto a colaboração dos participantes é uma outra característica básica.

Trabalhar em conjunto pode ser um aspecto complicado em um projeto. De acordo com o Comitê do Projeto NBIMS-US™, “As construções custam mais do que deviam para serem projetadas, construídas e sustentadas, e demoram muito para serem entregues. Devemos fazer um trabalho de colaboração melhor entre os vários participantes envolvidos no processo de construção”. Nos EUA, um estudo do NIST mostra que a falta de interoperabilidade gera aos proprietários um custo adicional de 15,8 bilhões de dólares a cada ano. O setor de construções poderia definitivamente beneficiar-se de um melhor gerenciamento das comunicações e informações.  

Tecnologia BIM 

BIM significa a automação do uso da informação – a criação de informações já se tornou automatizada quando o CAD foi introduzido. Com o software, o BIM busca precisão e capacidade para lidar com muitas informações e, na prática, também compatibilidade com outras soluções, pois atingir um fluxo de trabalho corporativo de outra forma seria um desafio. A Tekla escolheu o BIM Aberta e os modelos executáveis , pois desejamos tornar fluxos de trabalho do BIM de boa qualidade disponíveis aos nossos clientes.

 

 

 

 

Por que BIM?

Os usuários enumeram vários benefícios do BIM. As empresas que usam o BIM, como a Skanska e a Barton Malow, têm relatado benefícios no cronograma, estimação e análise de risco, mais processos colaborativos e um melhor gerenciamento de instalações. O BIM também oferece a oportunidade de tentar soluções previamente, antes da construção da estrutura no local: com um modelo executáveis, a estrutura pode ser prototipada virtualmente. As partes do projeto podem compreender e revisar o projeto mais facilmente, o que ajuda a garantir sua precisão e integridade, e visualizar e avaliar alternativas em termos de custo e outros parâmetros do projeto. O BIM recebeu elogios pela comunicação aprimorada entre os participantes do projeto, e pela qualidade, geralmente melhor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maior, melhor, mais barato e mais rápido - agora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As tendências atuais na construção promovem a construtibilidade. Como a tendência é em direção a arquiteturas cada vez mais complicadas, os projetistas e construtores precisam encontrar soluções cada vez mais criativas e executá-las. A necessidade de construir com êxito e segurança é a razão pela qual os detalhes e as informações são necessárias já na fase de projeto.

 

A pressão sobre os custos está sempre presente. Com o uso de modelos executáveis, a construção torna-se mais barata, melhor e mais rápida. Os processos podem ser planejados e agendados e possíveis contratempos na fase de projeto podem ser detectados antes do início da construção. Isso leva a menos soluções de problemas ad-hoc no local.

 

A construção fora do local é uma outra tendência que torna as informações precisas cruciais. Ela está ganhando terreno conforme o setor se volta para a economia e níveis maiores de automação. Mesmo unidades maiores, como conjuntos de telhado de aço e banheiros feitos na fábrica, chegam pré-fabricados ao local da construção para serem imediatamente instalados. Naturalmente, cada um desses itens precisa se encaixar com exatidão e se manter no cronograma enquanto grandes quantidades de informações em mudança constante devem atingir aqueles que trabalham no projeto. Esse processo, definitivamente, necessita de informações precisas, como construídas e atualizadas que possam ser facilmente encontradas – isso soa exatamente como os modelos executáveis isto soa Tecnologia BIM.

Título do Site

Inovação e Controle no nosso método de Trabalho

 

 

 

bottom of page